Responsabilidade Social

Amigos em Ação

Entidades Beneficiadas em 2017

LAR TORRES DE MELO

O Lar Torres de Melo (Ex-asilo de mendicidade do Ceará) é uma Instituição Filantrópica de Utilidade Pública, fundada em 10 de Agosto de 1.905 pela maçonaria.

Seu principal objetivo é de prestar assistência integral a idosos carentes, a partir de 60 anos em regime de internato.

Seu atual presidente é o Gal. Fco. Batista Torres de Melo.

Durante mais de três décadas José Ramos Torres de Melo pai do Gal. Fco. Torres de Melo exerceu gratuitamente a presidência dessa entidade.

Motivados pelo espírito de fraternidade e solidariedade, a maçonaria e a família Torres de Melo entendem que os problemas sociais devem ser compartilhados e amenizados através de parcerias com todos os segmentos da sociedade.


ESCOLA DE TRABALHO OFICINA DO SENHOR

A Oficina do Senhor é uma associação ligada a Comunidade Católica Face de Cristo, esse projeto é dedicado à prestação de serviços essenciais de assistência social, saúde, cultura e formação religiosa para crianças e adolescentes carentes, moradores dos bairros Papicu, Cidade 2000, Cocó, incluindo as seguintes áreas de risco social: Favelas Pau Fininho, Gengibre, Barreiro da Cid. 2000, Placas, Brahma, Verdes Mares e Areias mediante as seguintes atividades:
  • Desenvolver artes manuais e atividades recreativas e culturais para crianças e adolescente;
  • Oferecer reforço escolar para crianças até 11 anos;
  • Oferecer catequese; formar grupos de oração; promover ação evangelizadora na escola e na família;
  • Oferecer à alfabetização de adultos (pais, mães e avós) da comunidade sem escolaridade;
  • Oferecer atendimento, orientação e aconselhamento nas áreas psicológica e espiritual;
  • Realizar cursos de iniciação e capacitação profissional para jovens e adultos;
  • Oferecer cursos de artesanato para crianças e adolescentes;
  • Oferecer cursos de capacitação profissional para jovens e adultos;
  • Proporcionar atendimento na área de saúde;
  • Promover eventos comemorativos de datas no calendário cívico, social e religioso.

Sua atual diretora é a Sra. Célia Nóbrega.


HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA

Em 1.851 devido a uma grande epidemia de febre amarela, a construção da Santa Casa é iniciada, mas esteve sempre ameaçada de ceder lugar ao Liceu a ser fundado, ora a Biblioteca Pública, que ainda não tinha sede.

Sendo precário o estado sanitário de Fortaleza, embora ainda não estivesse concluída a construção, foram abertas duas enfermarias da Santa Casa aos doentes mais carentes, que logo ficaram lotadas. Ainda em janeiro de 1.857, o Presidente Província, Paes Barreto, cede as salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1.861, quando só então ocorre a inauguração formal da Santa Casa.

A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província, mas o seu funcionamento não era prioritário, sendo o funcionamento da Biblioteca e do Liceu priorizados no momento, devido a uma pressão da intelectualidade e das famílias abastadas, que desejavam ver seus filhos estudando em Fortaleza e não mais se deslocando para outras regiões.

Ao iniciar-se o século XX a Santa Casa de Fortaleza, apesar das dificuldades financeiras, prosseguiu empenhada, visando o melhoramento da trágica situação de saúde do povo cearense. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1.915 a Santa Casa passou a atender a uma grande massa de retirantes. Dez anos depois, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital de alta tecnologia, ao ser o pioneiro no Estado, na introdução do serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1.925 o primeiro aparelho de raio x.

Até o ano de 1.932, Fortaleza não dispunha de socorro de urgência. Pelo espaço de 4 anos funcionou na Santa Casa o primeiro serviço de urgência, quando em setembro de 1.937 foi inaugurado o Pronto Socorro Dr. José Ribeiro Frota.

Na década de 70 a Santa Casa passou por modificações em seus estatutos, quando se desligou da gestão da Diocese de Fortaleza, tornando-se a maior escola prática de medicina no Ceará, onde passou a oferecer ao estudante de medicina, ao médico e a todos os profissionais de saúde uma aprendizagem das mais significativas até hoje. Nos anos 80 a Santa Casa passou a integrar um modelo de atendimento médico baseado no Sistema Único de Saúde - SUS, e como um hospital filantrópico, passou a sofrer todas as consequências que a saúde pública vem atravessando em nosso país.

O Dr. Luiz Gonzaga Nogueira Marques é o atual provedor da Santa Casa.


LAR AMIGOS DE JESUS

Desde 1987, as religiosas Ir. Maria da Conceição Dias de Albuquerque e Ir. Maria de Lourdes Rabelo, no renovado ardor missionário e unificadas aos voluntários desenvolvem um trabalho eminentemente humano e solidário, pautado nos princípios da ética, da transparência, da solidariedade e do compromisso no atendimento a Crianças e Adolescentes com Câncer.
Com a denominação jurídica de Associação dos Missionários da Solidariedade, através do Lar Amigos de Jesus no âmbito de suas ações sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho gratuito de acolhimento, apoio e assistência a Criança/Adolescente com Câncer vindas do interior do Ceará e outros Estados. Garantindo hospedagem com espaço físico diferenciado e humanizado, relações de atividades, vivências de cooperação, visando a continuidade do tratamento especializado, a obtenção de ato estima, a socialização e ações solidárias mas áreas de Educação, Oficinas de Cursos práticos/terapias, Integração Social, Saúde, Serviço Social, Lazer, Religião.

A irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque é a atual presidente da entidade.

Busca de Imóveis















Refine sua busca: