Responsabilidade Social

Amigos em Ação

Entidades a serem Beneficiadas em 2019

LAR TORRES DE MELO (BENEFICIADA PELA 14A. VEZ)

O Lar Torres de Melo (Ex-asilo de mendicidade do Ceará) é uma Instituição Filantrópica de Utilidade Pública, fundada em 10 de Agosto de 1.905 pela maçonaria.

Seu principal objetivo é de prestar assistência integral a idosos carentes, a partir de 60 anos em regime de internato.

Seu atual presidente é o Gal. Fco. Batista Torres de Melo.

Durante mais de três décadas José Ramos Torres de Melo pai do Gal. Fco. Torres de Melo exerceu gratuitamente a presidência dessa entidade.

Motivados pelo espírito de fraternidade e solidariedade, a maçonaria e a família Torres de Melo entendem que os problemas sociais devem ser compartilhados e amenizados através de parcerias com todos os segmentos da sociedade.


HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA (BENEFICIADA PELA 13A. VEZ)

Em 1.851 devido a uma grande epidemia de febre amarela, a construção da Santa Casa é iniciada, mas esteve sempre ameaçada de ceder lugar ao Liceu a ser fundado, ora a Biblioteca Pública, que ainda não tinha sede.
Sendo precário o estado sanitário de Fortaleza, embora ainda não estivesse concluída a construção, foram abertas duas enfermarias da Santa Casa aos doentes mais carentes, que logo ficaram lotadas. Ainda em janeiro de 1.857, o Presidente Província, Paes Barreto, cede as salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1.861, quando só então ocorre a inauguração formal da Santa Casa.
A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província, mas o seu funcionamento não era prioritário, sendo o funcionamento da Biblioteca e do Liceu priorizados no momento, devido a uma pressão da intelectualidade e das famílias abastadas, que desejavam ver seus filhos estudando em Fortaleza e não mais se deslocando para outras regiões.
Ao iniciar-se o século XX a Santa Casa de Fortaleza, apesar das dificuldades financeiras, prosseguiu empenhada, visando o melhoramento da trágica situação de saúde do povo cearense. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1.915 a Santa Casa passou a atender a uma grande massa de retirantes. Dez anos depois, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital de alta tecnologia, ao ser o pioneiro no Estado, na introdução do serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1.925 o primeiro aparelho de raio x.
Até o ano de 1.932, Fortaleza não dispunha de socorro de urgência. Pelo espaço de 4 anos funcionou na Santa Casa o primeiro serviço de urgência, quando em setembro de 1.937 foi inaugurado o Pronto Socorro Dr. José Ribeiro Frota.
Na década de 70 a Santa Casa passou por modificações em seus estatutos, quando se desligou da gestão da Diocese de Fortaleza, tornando-se a maior escola prática de medicina no Ceará, onde passou a oferecer ao estudante de medicina, ao médico e a todos os profissionais de saúde uma aprendizagem das mais significativas até hoje. Nos anos 80 a Santa Casa passou a integrar um modelo de atendimento médico baseado no Sistema Único de Saúde - SUS, e como um hospital filantrópico, passou a sofrer todas as consequências que a saúde pública vem atravessando em nosso país.

O Dr. Luiz Gonzaga Nogueira Marques é o atual provedor da Santa Casa.


LAR AMIGOS DE JESUS (BENEFICIADA PELA 4A. VEZ)

Desde 1987, as religiosas Ir. Maria da Conceição Dias de Albuquerque e Ir. Maria de Lourdes Rabelo, no renovado ardor missionário e unificadas aos voluntários desenvolvem um trabalho eminentemente humano e solidário, pautado nos princípios da ética, da transparência, da solidariedade e do compromisso no atendimento a Crianças e Adolescentes com Câncer.
Com a denominação jurídica de Associação dos Missionários da Solidariedade, através do Lar Amigos de Jesus no âmbito de suas ações sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho gratuito de acolhimento, apoio e assistência a Criança/Adolescente com Câncer vindas do interior do Ceará e outros Estados. Garantindo hospedagem com espaço físico diferenciado e humanizado, relações de atividades, vivências de cooperação, visando a continuidade do tratamento especializado, a obtenção de ato estima, a socialização e ações solidárias mas áreas de Educação, Oficinas de Cursos práticos/terapias, Integração Social, Saúde, Serviço Social, Lazer, Religião.

A irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque é a atual presidente da entidade.


EDISCA - ESCOLA DE DANÇA E INTEGRAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (BENEFICIADA PELA 2A. VEZ)

A EDISCA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento humano de 400 crianças e adolescentes em desvantagem social, sediada em Fortaleza, Ceará. Em seus 20 anos de atividades, a arte tem estado na centralidade do ambiente pedagógico da instituição, promovendo o desenvolvimento individual e social na perspectiva de uma educação sensível que reflita uma ética biofílica.

Dentro deste contexto, a instituição se legitima em três dimensões de atuação. A primeira, no atendimento direto aos educandos e seus familiares nas áreas de arte, educação, nutrição e saúde. A segunda, na pesquisa, produção e sistematização do conhecimento gerado a partir da observação de sua práxis; e a terceira, na disseminação de sua tecnologia educacional estimulando e nutrindo outras organizações que compartilham dos mesmos princípios.

As práticas institucionais são estruturadas e desenvolvidas através das seguintes áreas:

Área Artística

O contato com as diversas linguagens e técnicas artísticas proporciona ao educando, além da experiência estética, o desenvolvimento de uma percepção sensível, crítica, criativa e propositiva de si mesmo, do outro e do seu entorno.

  • Edisca Companhia de Dança e Programa Corpo de Baile (aulas de dança, construção de espetáculos de dança, manutenção de repertório, apresentações)
  • Grupo de Teatro (aulas de teatro, construção de esquetes e peças, manutenção de repertório, apresentações)
  • Programa Primeiros Passos (possibilita aos educandos o primeiro contato e o desenvolvimento da linguagem da Dança)
  • Artes Visuais (Busca iniciar os educandos no universo das formas, volumes, cores, texturas, perspectivas e proporções)


Área Pedagógica

A atuação desta área reflete o princípio institucional de que é preciso promover uma educação de qualidade, responsável e comprometida com a transformação social, atendendo as exigências do mundo contemporâneo, garantindo a eqüidade e a promoção do desenvolvimento humano.

  • Fortalecimento do Ensino Formal (Aulas expositivas, dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos e psicomotores, rodas de leitura, pesquisa na biblioteca e Internet, educação para valores e estudos dirigidos)
  • A Vida é Feminina (programa de fortalecimento do núcleo familiar, oficinas profissionalizantes e alfabetização de adultos)


Área Social

Esta área tem por objetivo garantir às crianças, adolescentes e familiares, condições de usufruírem uma saúde plena e bem-estar.

  • Nutrição (Busca minorar a situação de carência calórica e protéica das crianças e adolescentes atendidos, assim como dos familiares envolvidos no projeto A Vida é Feminina, proporcionando-lhes uma alimentação rica e balanceada)
  • Atendimento nas diversas especialidades médicas (Busca garantir o acesso aos meios de promoção e controle da saúde, como também a formação de atitudes de vida saudáveis)
  • Psicologia (Gerar e promover ações de intervenção psicossocial com os educandos, familiares e educadores, visando contribuir para o desenvolvimento equilibrado e integral das pessoas e sistemas)

Sua atual diretora é a Sra. Dora Andrade.


ESCOLA DE TRABALHO OFICINA DO SENHOR (BENEFICIADA PELA 10A. VEZ)

A Oficina do Senhor é uma associação ligada a Comunidade Católica Face de Cristo, esse projeto é dedicado à prestação de serviços essenciais de assistência social, saúde, cultura e formação religiosa para crianças e adolescentes carentes, moradores dos bairros Papicú, Cidade 2000, Cocó, incluindo as seguintes áreas de risco social: Favelas Pau Fininho, Gengibre, Barreiro da Cid. 2000, Placas, Brahma, Verdes Mares e Areias mediante as seguintes atividades:

  • Desenvolver artes manuais e atividades recreativas e culturais para crianças e adolescente;
  • Oferecer reforço escolar para crianças até 11 anos;
  • Oferecer catequese; formar grupos de oração; promover ação evangelizadora na escola e na família;
  • Oferecer à alfabetização de adultos (pais, mães e avós) da comunidade sem escolaridade;
  • Oferecer atendimento, orientação e aconselhamento nas áreas psicológica e espiritual;
  • Realizar cursos de iniciação e capacitação profissional para jovens e adultos;
  • Oferecer cursos de artesanato para crianças e adolescentes;
  • Oferecer cursos de capacitação profissional para jovens e adultos;
  • Proporcionar atendimento na área de saúde;
  • Promover eventos comemorativos de datas no calendário cívico, social e religioso.


Sua atual diretora é a Sra. Célia Nóbrega.


LAR FRANCISCO DE ASSIS (BENEFICIADA PELA 1A. VEZ)

O Lar Francisco de Assis é uma associação fundada em 22 de Junho de 1962 que desenvolve um Programa de Assistência Social ao Idoso em situação de risco social.  Atende atualmente a 270 beneficiários diretos, sendo cerca de 170 idosos e seus familiares residentes  no bairro Luciano Cavalcante e adjacências.
Apoiada pela FBS de  2005 até 31/12/2015.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Assistência Social e Trabalho
São as ações em que se busca promover o resgate da cidadania, reflexões, vivências, lazer e a preparação para o mercado de trabalho além de distribuição de cestas básicas.

Desenvolvimento Humano
Desenvolve ações que auxiliam na reflexão universal sobre a existência humana, através da promoção do resgate da autoestima.

Saúde
São os atendimentos médico e fisioterápico desenvolvidos na sede da entidade e também em consultórios de médicos voluntários.

Geração de Trabalho e Renda
A geração de trabalho e renda se dá através da confecção de peças de coordenados de cozinha e confeccionados, resgatando os talentos dos participantes e a cultura local. As peças desenvolvidas exploram o bordado, pintura, crochê e fuxico.
O projeto conta com a participação de idosos e seus familiares e constitui-se também um espaço de troca de saberes e experiências, gerando a oportunidade de transmissão de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, contribuindo em síntese para a autonomia pessoal e social do idoso. 
A parceria firmada com a Fundação Beto Studart busca apoiar as ações de valorização e cuidado do idoso nessa etapa de sua vida.

Sua atual coordenadora é a Sra. Nalva Teixeira.

Busca de Imóveis















Refine sua busca: